sábado, 31 de maio de 2014

Dia Mundial sem Tabaco!


 Você fuma? Parar de fumar não é uma tarefa fácil, mas você sabia que além de maltratar sua própria saúde, você também prejudica a saúde das pessoas que você ama? Os chamados fumantes passivos, que são aqueles que inalam a fumaça de derivados do tabaco, que também estão expostos as mesmas alterações de saúde de um fumante ativo. Esse post esta sendo feito para que se possa inspirar pessoas que estão determinadas a entrar na luta contra o cigarro e também aqueles que conhecem alguém que precisa desse "empurrãozinho" para começar uma vida mais saudável. ACREDITE: você pode vencer esse vício!


Hoje 31 de Maio é o dia Mundial sem o Tabaco, que foi criado em 1987 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de alertar a população sobre as doenças e riscos que podem ser evitados. No Brasil o INCA (Instituto do Câncer) juntamente com o Ministério da Saúde coordenam ações de prevenção e controle de casos de Câncer.

O que a absorção da fumaça causa:
- em Adultos não fumantes: Aumento de 30% de chance de Câncer de Pulmão e até 24% de infarto do miocárdio. Irritações nasais e faringites, tosse, cefaléia e problemas alérgicos.
- em Crianças: Maior incidência de resfriados e doenças respiratórias (como bronquite, pneumonia, asma...) além de infecções.
- em Bebês: Risco 5 vezes maior de mortes súbitas sem causa aparente (chamada de Síndrome da Morte Súbita Infantil), bem como também as doenças pulmonares.
Além de todos esses sintomas citados acima, outros efeitos podem aparecer, uma vez que eles se alteram a médio e longo prazo, causando uma redução da capacidade pulmonar, que é responsável pelo funcionamento adequado do pulmão.
- Ao próprio fumante: fora os sintomas que você mesmo sente, aqui tem mais detalhes: http://www.deixardefumar.com.br/




Tabagismo no Mundo
O tabagismo é considerado pela OMS a principal causa de morte evitável em todo o mundo, e estima-se que 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (sendo 200 milhões mulheres) sejam fumantes. Pesquisas apontam que 47% da população masculina e 12% da população feminina fumam. As incidências apontam que de 4,9 milhões de pessoas no mundo morrem anualmente devido aos problemas causados pelo cigarro, o que corresponde mais de 10 mil mortes por dia!


Você sabe do que é composto o cigarro?

LUTE CONTRA O CIGARRO, como parar de fumar?
Essa decisão deve partir de você, "Acenda essa ideia". Pare de fumar e comece a viver!
Saiba que 95% dos fumantes deixam de fumar sozinhos e você também pode conseguir! O mais importante é planejar uma data e determinar qual vai ser o primeira dia que você será um ex-fumante.
Quando você fuma acaba ficando absolutamente dependente de uma droga chamada de nicotina, que como qualquer outra droga causa dependência. Você pode escolher duas maneiras para largar do vício: de maneira abrupta ou de maneira gradual.
A maneira Abrupta é quando se deixar de fumar de uma só vez, abandonando totalmente o cigarro de um dia para o outro. E a maneira Gradual é aquela que você procurar ir diminuindo o número de cigarros fumados por dia. Como por exemplo: um fumante de 30 cigarros por dia, onde no primeiro dia fuma a mesma quantidade, no segundo dia fuma 25, no terceiro 20, no quarto 15, no quinto 10, no sexo 5 e no sétimo dia seria a data para deixar de fumar.


Quando você para de fumar alguns cuidados devem ser tomados, uma vez que a abstinência de nicotina irá trazer alguns sintomas que apesar de passageiros podem persistir por algumas semanas. Os efeitos causados pela nicotina ao organismo que foi intoxicado por anos e precisa livrar-se deles, podem ser chamados de efeitos transitórios da suspensão da nicotina. Saiba mais detalhes e como superá-los através do site: http://www.inca.org.br/prevencao/tabagismo/cuidados.html. 
Procurar um médico para tirar dúvidas e realizar um tratamento com acompanhamento é essencial.



DICAS:
  • Adie o primeiro cigarro do dia. Você vai adiando o primeiro cigarro através de horas predeterminadas, então depois poderá ir aumentando a carga horária de adiamento.
  • Reduza o número de cigarros fumados por dia.
  • Se você escolher a parada Gradual essa escolha não poderá durar mais de duas semanas.
  • Aposte em atividades físicas, quando você realiza exercícios físicos libera endorfina que promove sensação imediata de bem estar. Preencha sua rotina com atividades que te façam bem.
  • Beba o dobro de água que está habituado a beber, coma frutas e dê preferência a alimentos saudáveis, para ir acostumando o seu corpo a se livrar de toxinas.
  • TENHA FOCO, Não desista!
Fontes:
www.inca.gov.br
www.deixardefumar.com.br