Estima-se que nesse ano de 2014 quase 60 mil homens serão diagnosticados com Câncer de Próstata no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Quando realizado um diagnóstico precoce, associado ao tratamento adequado, as chances de cura ultrapassam 90%.
Novembro é o mês mundial para a conscientização do Câncer de Próstata, por isso previna-se, cuide-se e fique fora das estatísticas: "Nós precisamos tocar nesse assunto!".
Estatística |
- Se você perdeu o post de semana passada explicando o que é o Câncer de Próstata, quais seus sinais e sintomas, bem como o tratamento, acesse: http://fisiolifealecardoso.blogspot.com.br/2014/11/cancer-de-prostata.html
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a detecção precoce de um câncer compreende duas estratégias diferentes: aquela destinada ao diagnóstico em pessoas que apresentam sinais iniciais da doença (diagnóstico precoce) e aquela voltada para pessoas sem nenhum sintoma e aparentemente saudáveis (rastreamento). A decisão do uso de rastreamento como estratégia de saúde pública deve se basear em evidências científicas de qualidade. No momento, não existem evidências de que o rastreamento para o Câncer de Próstata identifique homens que precisem de tratamento ou de que esta prática reduza a mortalidade da doença.
#eaitudoazul? |
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico precoce é feito através dos achados no exame clínico, realizado através do toque retal, combinado com o resultado da dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA) no sangue. O PSA é uma substância produzida pela próstata, que aumenta significativamente quando ela fica doente. Porém, o aumento do PSA não quer dizer que seja câncer, pois existem outras doenças que o alteram esses mesmos níveis. Por isso é necessário uma investigação minuciosa, como exame de imagem da próstata. Quando os níveis de PSA estão alterados é indicado o exame de ultrassonografia pélvica ou prostática transretal. A certeza de um diagnóstico de Câncer de Próstata é feito pelo estudo histopatológico do tecido obtido pela biopsia da próstata. Essas medidas devem ser iniciados aos 40 anos, e em casos de histórico familiar da doença ou indivíduos da raça negra, os exames devem ser realizados a partir dos 35 anos de idade.
Enfrente esse mal como HOMEM! |
Como Prevenir o Câncer de Próstata
Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais, isenta de gordura, principalmente de origem animal, ajuda a diminuir o risco do Câncer como também de outras doenças crônicas.
Outros hábitos de vida saudáveis também são recomendados, como fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado.
Diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Fica dica: A idade é um fator de risco importante para o Câncer de Próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos. Pai ou irmão com Câncer de Próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10X, comparado á população em geral, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida.
AGORA É A VEZ DOS HOMENS, e para finalizar, se você tem 40 anos ou mais, não se contente em realizar apenas o exame de sangue ou a ultrassonografia. Deixe a vergonha e o preconceito de lado e realize o exame de toque. É para o seu bem!
Fonte:
www.inca.gov.br
www.inca.gov.br
www.accamargo.org.br
www.oncoguia.org.br
www.hcancerbarretos.com.br