Nesse mês de Outubro o blog mudou;
Mudou por você mulher que merece ter maiores informações sobre como cuidar melhor da sua saúde e conhecer um pouco mais sobre o Câncer de Mama, que hoje é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e é o mais comum entre as mulheres, correspondendo 22% de novos casos por ano. Por isso esse vai ser o mês do Outubro Rosa, onde todos os assuntos serão voltados para nós mulheres. E não se esqueça informação válida é passada adiante; Fique por dentro!
O que é o Câncer de Mama?
As nossas células possuem informações chamadas de "genes" que mostram como devem ser suas tarefas. Quando ocorrem erros nesses genes, as células perdem suas funções normais e passam a desenvolver atividades anormais, como por exemplo, um crescimento desorganizado de células formando um tumor. Que pode ocorrer em qualquer parte do nosso corpo, podendo permanecer em um local de origem ou deslocar para um lugar secundário (metástase).
Formação do tumor mamário. |
No Brasil as taxas de mortalidade de Câncer de Mama continuam elevadas, provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios tardios. O Câncer de Mama é raro antes dos 35 anos, porém acima dessa faixa sua incidência é rápida e progressiva. O INCA (Instituto do Câncer) estima que ainda esse ano 57.120 novos casos sejam diagnosticados, por isso temos que ficar atentas a todos os sinais e sintomas da doença.
Sintomas:
Fique atenta! |
Geralmente o Câncer de Mama não apresenta sintomas no início. Porém, Pode surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamento (afundamento) ou retrações do mamilo, aspectos de casca de laranja. Além da saída de secreção do mamilo podendo ser sanguinolento ou purulento. Ao contrário de muitas mulheres confundirem com algum sintoma, a sensibilidade mamária é um sintoma comum, pois a dor nas mamas também estão relacionados a alterações hormonais e emocionais e são normais. O sintoma palpável é o nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor mamária constante. Também podem surgir nódulos palpáveis na áxila.
Os nódulos podem ser palpados no momento do auto exame. |
Estágios do Câncer de Mama:
Os médicos usam essa classificação para registrar cada momento da doença, divididos em 5 estágios:
0 - Quando a doença esta restrita ao local onde começou (apenas na mama).
1 - A doença invadiu a região local, mas possui no máximo 2 cm de tamanho (pode haver chance de metástase).
2 - A doença invadiu a região local, mas possui no máximo de 2 a 5 cm de tamanho, bem como ínguas pouco comprometidas na áxila.
3 - A doença invadiu a região local, possui tamanho maior de 5 cm e ínguas muito comprometidas na axila.
4 - Quando a doença invadiu outras partes do corpo como: ossos, pulmões, fígado(...)
Tratamento do Câncer de Mama
Os tratamentos resumem-se em clínicos e cirúrgicos. O tratamento clínico envolve vários tipos de medicamentos quimioterápicos e radioterápicos cada qual com sua função e efeitos colaterais. A quimioterapia consiste na administração de drogas que tem o objetivo de destruir as células cancerígenas, e em geral ela não tem ação específica, lesando também as células saudáveis. Já a radioterapia consiste na utilização de radiações ionizantes que danificam o material genético da célula, impedindo seu crescimento. Que deve ser empregada na sequência do tratamento cirúrgico ou em casos avançados.
A opção cirúrgica envolve os tratamentos conservadores, aqueles que preservam a mama, como as tumorectomias, quadrantectomias e as radicais - conhecidas como mastectomias. Além disso hoje existe uma modalidade conhecida como "Oncoplástica", ou seja, tratamentos conservadores que usam técnicas de cirurgia plástica. Com isso obtêm-se uma eficácia maior, porque esta opção permite igualar cirurgicamente a mama contralateral. Nos casos de MASTECTOMIA é IMPORTANTE salientar que todas as mulheres têm direito a reconstrução mamária.
Mastectomia.
Não perca, na próxima semana o Post será sobre "Diagnósticos e Prevenção do Câncer de Mama". Mande suas sugestões, críticas e dúvidas o Outubro Rosa foi feito para você!
Fonte:
www.inca.gov.br
www.hcancerbarretos.com.br
www.envolvida.com
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário