domingo, 25 de janeiro de 2015

Atraso no desenvolvimento Psicomotor

O post de hoje explica o que é o "Atraso no desenvolvimento Neuropsicomotor", isso se dá quando percebemos que apesar de espertos e aparentemente normais os bebês apresentem algum tipo de dificuldade. O bebê é muito frágil e precisa da ajuda dos pais para tudo, mesmo assim com o passar do tempo ele consegue desenvolver suas capacidades e explorar o ambiente, ficando com o passar do tempo cada vez mais independente. Tudo tem uma hora certa para acontecer e se essas fases forem puladas, elas serão ditas como Atraso Global no desenvolvimento Psicomotor, que pode ser definido como um atraso significativo de vários domínios, sejam eles de motricidade fina/grossa, linguagem, de cognição, percepção e atividade de vida diária.




O desenvolvimento infantil é um processo que se dá início desde a vida intrauterina, envolvendo diversos fatores. O desenvolvimento Neuropsicomotor é considerado um processo sequencial, onde está diretamente ligado à idade cronológica, no qual o ser humano desenvolve habilidade motoras, nas quais progridem de movimentos simples para os complexos, desorganizados para organizados.


Vida intrauterina





     
A interação de aspectos relativos ao indivíduo e suas características estruturais e físicas, estão ligadas com o ambiente em que ele esta inserido, sendo que às tarefas aprendidas estão ligadas as diferentes habilidades motoras.  Os primeiros anos de vida  são marcados por importantes formações físicas, sociais, motoras e mentais, sendo esse um período em que a criança consegue entender todos os estímulos vindos do ambiente, chegando através de seus sentidos.


Em casos de crianças nascidas prematuramente, encontrando-se em desvantagem pela imaturidade biológica é feito a correção gestacional para distinguir exatamente qual o tempo de atraso no desenvolvimento. Para que a correção seja feita a subtração do número de semanas de sua gestação, com um total de 40 semanas. Esta diferença corresponde ao tempo de prematuridade do bebê, sendo então descontado da sua idade cronológica. Dessa maneira se um bebê nasceu prematuramente e apresenta algum atraso, é comum; pois ele nasceu antes da hora correta, como se ele ainda precisasse do tempo restante para terminar seu desenvolvimento.




O desenvolvimento motor atípico não está obrigatoriamente ligado à presença de alterações estruturais ou neurológicas. Esses comprometimentos abrangem: memória, coordenação visumotora e a linguagem. Neste caso as crianças podem precisar de cuidados específicos até a fase adulta. Além disso, atrasos motores levam à  alterações como: psicológica, social, baixo estima, isolamento e hiperatividade, resultando uma dificuldade maior dessa criança se socializar com outras no seu meio escolar.


O que causa?

Existem diversos fatores de risco que interferem na infância e que determinam o Atraso. De ordem biológica, social, familiar e ambiental. O risco social adere enfermidades e pobreza, associados a precariedade e prevenção da Saúde Pública. Os riscos biológicos estão associados a desnutrição, interferindo no crescimento e sobrevivência da criança. Problemas durante a gestação e a antecipação do nascimento do feto também podem desencadear nos pais um sentimento de frustração. Por isso é fundamental trabalhar o suporte psicológico de toda a família, que vai ter um bebê com ritmos diferentes e atitudes mais lentas.

Como é o desenvolvimento motor normal?


O ideal é que o bebê não pule nenhuma dessas fases.



Tratamento Fisioterapêutico no Atraso de desenvolvimento Psicomotor:


A fisioterapia tem como responsabilidade contribuir para o bem estar em geral do paciente. Os testes de avaliação do Desenvolvimento Neuropsicomotor, utilizam critérios de seleção variados, como a idade e área a ser avaliada (força muscular, motricidade fina e ampla, fala  e capacidades funcionais). Os pais tem papel fundamental, pois são eles que vão perceber as primeiras dificuldades do bebê em realizar alguma atividade, e logo que observado levar o filho para uma consulta com o médico pediatra. Dessa maneira uma intervenção fisioterapêutica precoce apresenta bons resultados, mas na prática muitos bebês são encaminhados tardiamente para o tratamento.




 
 A partir disso a fisioterapia tem como objetivo principal reestabelecer o processo de desenvolvimento normal do bebê, estimular ao máximo seus sentidos, passar por todas as fases, desde: sustentação da cabeça, sentar-se, engatinhar e andar.


Não pule nenhuma das fases!



Fonte:
FORMIGA, C. K. M. R.; PEDRAZZANI, E. S; TUDELLA, E.; Desenvolvimento Motor de Lactentes Pré-Termo Participantes de um Programa de Intervenção Fisioterapêutica Precoce. 2004. 
WILLRICH, A.; AZEVEDO, C. C. F.; FERNANDES, J. O.; Desenvolvimento Motor na Infância: Influência dos Fatores de Risco e Programas de Intervenção. 2008.

domingo, 18 de janeiro de 2015

Aprenda 10 dicas para driblar o tempo seco!


 O mês de Janeiro é mês campeão em disse e me disse e reclamações referentes ao tempo. Com esse tempo seco fica mais difícil de respirar, não é? Os olhos coçam e ardem, o nariz e a garganta ficam irritados. Você sabia que algumas medidas simples ajudam a melhorar a qualidade do ar que chega aos nossos pulmões? Sim, essas dicas que mais parecem conselhos da Vovó facilitam a troca gasosa e melhoram a nossa capacidade respiratória. E a culpa é de quem?



A culpa é toda do tempo seco, da poluição ambiental e da falta de chuva em todas as regiões. A umidade do ar, quando abaixo de 60% é considerada prejudicial, segundo Organização Mundial de Saúde (OMS), ocasiona graves problemas de saúde, como: aumento das crises asmáticas, rinites, sinusites e até o infarto.  A poluição eleva o risco de Infarto Agudo do Miocárdio, apendicite, inflamações e alteram o funcionamento de todo o organismo. Outros sintomas como dor de cabeça, irritação nos olhos, rouquidão da voz, amigdalite e faringite são comuns nessa época do ano. Por isso vai ai algumas dicas para melhorar a nossa qualidade de vida:



 1) HIDRATAR-SE é essencial para combater os efeitos do ar seco no corpo. Beber cerca de 2 litros de água por dia, além de sucos naturais, frutas, água de coco, verduras e legumes. (Principalmente bebês, crianças e idosos)


 2) Manter ambientes umidificados e arejados. Quando não se tem um umidificador em casa, alternativas simples e fáceis como uma bacia cheia de água ou toalhas molhadas aliviam os sintomas provocados pelo clima seco e poluição. 

 3) Lubrifique os olhos e nariz com soro fisiológico é uma ótima opção. Obs: Colírios apenas com prescrição médica.

 4) Mantenha a casa sempre limpa e aberta. Quanto mais seco o tempo, mais ácaros e fungos aparecem. Por isso o acúmulo de poeira desencadeiam mais doenças respiratórias. Manter a casa sempre higienizada é uma excelente saída, para limpar a casa use um pano úmido  no chão e nos móveis (evite vassoura e espanador, pois eles espalham a poeira).

 5) Nossa pele também sofre com todos os danos causados pelo tempo e poluição. Evite banhos quentes (pois isso acelera o ressecamento da pele), use hidratantes e protetor solar diariamente.

 6) Evite sair com bebês, crianças e idosos das 10hrs às 16hrs, é entre esse horário que o tempo fica mais quente e seco.

 7) Pratique atividades físicas antes das 10hrs e depois das 17hrs, quando o ar está mais úmido.

 8) Apesar de muito refrescante EVITE ficar por tempo prolongado em ambientes com ar-condicionado, pois ele deixa o tempo mais ressecado e quando não higienizados no tempo correto acelera a proliferação de fungos e ácaros.

 9) Troque os forros de cama e travesseiro toda a semana, retirar tapetes e objetos que acumulem pó como: livros, revistas, caixas, ursos de pelúcia e brinquedos.

 10) E se mesmo com todas essas dicas você continuar sofrendo com o tempo seco, procure atendimento médico. Afinal nesse período do ano o movimento em hospitais aumentam em 30% por esses motivos. Sendo assim a inalação é uma das melhores alternativas. Fique atento!

sábado, 3 de janeiro de 2015

Saiba tudo sobre Câimbras

O primeiro Post do ano é sobre as terríveis Câimbras.
Sim, aquelas horríveis contrações involuntárias de um mais músculos, que podem ser repentinas ou prolongadas. Saiba algumas curiosidades e como evitar esse problema tão comum, que afeta muitas pessoas e diminui a qualidade de vida de muita gente por ai!!


O que são as Câimbras?
As Câimbras são contrações involuntárias e dolorosas de um músculo ou de um determinado grupo muscular. Acometem apenas a musculatura estriada, elas podem acontecer durante a pratica de atividade física, em repouso ou durante o sono. É comum uma Câimbra começar após uma contração muscular intensa, como consequente encurtamento do músculo envolvido no processo.



O que causa?
  • Uso exagerado da musculatura, comum em atletas.
  • Desidratação, a água facilita as contrações e relaxamentos das fibras musculares e dos tendões. A falta dela deixa-os mais sujeitos a espasmos.
  • Baixas temperaturas, o frio faz com que os músculos fiquem tensos e contraídos,  facilitando os espasmos.
  • Problemas circulatórios, diminuição do calibre de artérias dos membros inferiores causados por placas de aterosclerose.
  • Compressão das raízes nervosas.
  • Carência de sais mineirais, falta de potássio, cálcio e magnésio na dieta alimentar. Pessoas hipertensas que tomam Diuréticos perdem muito potássio e por isso são mais vulneráveis.
  • Pessoas com idade avançada, diabetes, anemia, insuficiência renal, disfunções da tireóide, degenerações neurológicas, alterações hormonais e grávidas também estão mais sujeitas a Câimbra.


Musculaturas mais afetadas:



Atenção:

As Câimbras geralmente desaparecem sozinhas e raramente precisam de tratamento médico. Entretanto busque auxílio se:
- Causar desconforto grave
- Estiver associado ao inchaço das pernas, vermelhidão ou alterações cutâneas
- Associadas a fraqueza muscular
- Quando acontecer com muita frequência

Como prevenir?

As Câimbras não tem cura, mas alguns cuidados simples podem prevenir e evitar quadros repetitivos.
- Hidrate-se, assim os músculos permanecem relaxados e contraem com maior facilidade.
- Alongue-se, o alongamento deve ser feito antes e depois de qualquer atividade física, se elas acontecerem no período noturno, alongue-se antes de dormir.
- Tenha uma alimentação equilibrada. Frutas, verduras, legumes, alimentos ricos em vitaminas, sais mineirais e nutrientes importantes para melhor funcionamento dos músculos e do organismo como um todo.


Cuidados:
  • Para aliviar você pode aplicar compressa quente sobre os músculos doloridos.
  • Se forem associadas á alterações de cálcio, potássio e vitaminas, pode ser necessário usar alguns medicamentos e suplementos, consulte um médico.
  • Quando acontecer episódios de Câimbras repouse e não force a musculatura.
  • MITO OU VERDADE? A banana ajuda a repor os níveis de potássio, ela hidrata e fornece energia para os músculos, por isso ela é uma boa aliada sim para atletas, cada pessoa responde de uma maneira por isso ela também pode funcionar para outros portadores de Câimbras. Mas como a banana não faz mal a ninguém, não custa tentar!

VERDADE!!!


Tratamento:

  • Geralmente duram menos de 1 minuto cada episódio e desaparecem espontaneamente. Analgésicos e anti-inflamatórios não tem utilidade nenhuma (são MITOS!).
  • Alongamento e massagem. Alongar o músculo afetado e realizar massagem local com movimentos circulares são fundamentais para promover relaxamento e alívio de dor.
  • Pessoas sedentárias costumam ter mais Câimbras, por isso manter-se ativo costuma ser bom para preveni-las.
Alongue-se, PREVINA-SE!




FONTE:
CAMARGO, O. P. A. et al. Ortopedia e Traumatologia: conceitos básicos, diagnóstico e tratamento. 2ª edição. Kojima: São Paulo, 2009.
www.revistacontrarelogio.com.br