O primeiro Post do ano é sobre as terríveis Câimbras.
Sim, aquelas horríveis contrações involuntárias de um mais músculos, que podem ser repentinas ou prolongadas. Saiba algumas curiosidades e como evitar esse problema tão comum, que afeta muitas pessoas e diminui a qualidade de vida de muita gente por ai!!
O que são as Câimbras?
As Câimbras são contrações involuntárias e dolorosas de um músculo ou de um determinado grupo muscular. Acometem apenas a musculatura estriada, elas podem acontecer durante a pratica de atividade física, em repouso ou durante o sono. É comum uma Câimbra começar após uma contração muscular intensa, como consequente encurtamento do músculo envolvido no processo.
O que causa?
- Uso exagerado da musculatura, comum em atletas.
- Desidratação, a água facilita as contrações e relaxamentos das fibras musculares e dos tendões. A falta dela deixa-os mais sujeitos a espasmos.
- Baixas temperaturas, o frio faz com que os músculos fiquem tensos e contraídos, facilitando os espasmos.
- Problemas circulatórios, diminuição do calibre de artérias dos membros inferiores causados por placas de aterosclerose.
- Compressão das raízes nervosas.
- Carência de sais mineirais, falta de potássio, cálcio e magnésio na dieta alimentar. Pessoas hipertensas que tomam Diuréticos perdem muito potássio e por isso são mais vulneráveis.
- Pessoas com idade avançada, diabetes, anemia, insuficiência renal, disfunções da tireóide, degenerações neurológicas, alterações hormonais e grávidas também estão mais sujeitas a Câimbra.
Musculaturas mais afetadas:
Atenção:
As Câimbras geralmente desaparecem sozinhas e raramente precisam de tratamento médico. Entretanto busque auxílio se:
- Causar desconforto grave
- Estiver associado ao inchaço das pernas, vermelhidão ou alterações cutâneas
- Associadas a fraqueza muscular
- Quando acontecer com muita frequência
Como prevenir?
As Câimbras não tem cura, mas alguns cuidados simples podem prevenir e evitar quadros repetitivos.
- Hidrate-se, assim os músculos permanecem relaxados e contraem com maior facilidade.
- Alongue-se, o alongamento deve ser feito antes e depois de qualquer atividade física, se elas acontecerem no período noturno, alongue-se antes de dormir.
- Tenha uma alimentação equilibrada. Frutas, verduras, legumes, alimentos ricos em vitaminas, sais mineirais e nutrientes importantes para melhor funcionamento dos músculos e do organismo como um todo.
Cuidados:
- Para aliviar você pode aplicar compressa quente sobre os músculos doloridos.
- Se forem associadas á alterações de cálcio, potássio e vitaminas, pode ser necessário usar alguns medicamentos e suplementos, consulte um médico.
- Quando acontecer episódios de Câimbras repouse e não force a musculatura.
- MITO OU VERDADE? A banana ajuda a repor os níveis de potássio, ela hidrata e fornece energia para os músculos, por isso ela é uma boa aliada sim para atletas, cada pessoa responde de uma maneira por isso ela também pode funcionar para outros portadores de Câimbras. Mas como a banana não faz mal a ninguém, não custa tentar!
VERDADE!!! |
Tratamento:
- Geralmente duram menos de 1 minuto cada episódio e desaparecem espontaneamente. Analgésicos e anti-inflamatórios não tem utilidade nenhuma (são MITOS!).
- Alongamento e massagem. Alongar o músculo afetado e realizar massagem local com movimentos circulares são fundamentais para promover relaxamento e alívio de dor.
- Pessoas sedentárias costumam ter mais Câimbras, por isso manter-se ativo costuma ser bom para preveni-las.
Alongue-se, PREVINA-SE! |
FONTE:
CAMARGO, O. P. A. et al. Ortopedia e Traumatologia: conceitos básicos, diagnóstico e tratamento. 2ª edição. Kojima: São Paulo, 2009.
www.revistacontrarelogio.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário