O mês de Janeiro é mês campeão em disse e me disse e reclamações referentes ao tempo. Com esse tempo seco fica mais difícil de respirar, não é? Os olhos coçam e ardem, o nariz e a garganta ficam irritados. Você sabia que algumas medidas simples ajudam a melhorar a qualidade do ar que chega aos nossos pulmões? Sim, essas dicas que mais parecem conselhos da Vovó facilitam a troca gasosa e melhoram a nossa capacidade respiratória. E a culpa é de quem?
A culpa é toda do tempo seco, da poluição ambiental e da falta de chuva em todas as regiões. A umidade do ar, quando abaixo de 60% é considerada prejudicial, segundo Organização Mundial de Saúde (OMS), ocasiona graves problemas de saúde, como: aumento das crises asmáticas, rinites, sinusites e até o infarto. A poluição eleva o risco de Infarto Agudo do Miocárdio, apendicite, inflamações e alteram o funcionamento de todo o organismo. Outros sintomas como dor de cabeça, irritação nos olhos, rouquidão da voz, amigdalite e faringite são comuns nessa época do ano. Por isso vai ai algumas dicas para melhorar a nossa qualidade de vida:
1) HIDRATAR-SE é essencial para combater os efeitos do ar seco no corpo. Beber cerca de 2 litros de água por dia, além de sucos naturais, frutas, água de coco, verduras e legumes. (Principalmente bebês, crianças e idosos)
2) Manter ambientes umidificados e arejados. Quando não se tem um umidificador em casa, alternativas simples e fáceis como uma bacia cheia de água ou toalhas molhadas aliviam os sintomas provocados pelo clima seco e poluição.
3) Lubrifique os olhos e nariz com soro fisiológico é uma ótima opção. Obs: Colírios apenas com prescrição médica.
4) Mantenha a casa sempre limpa e aberta. Quanto mais seco o tempo, mais ácaros e fungos aparecem. Por isso o acúmulo de poeira desencadeiam mais doenças respiratórias. Manter a casa sempre higienizada é uma excelente saída, para limpar a casa use um pano úmido no chão e nos móveis (evite vassoura e espanador, pois eles espalham a poeira).
5) Nossa pele também sofre com todos os danos causados pelo tempo e poluição. Evite banhos quentes (pois isso acelera o ressecamento da pele), use hidratantes e protetor solar diariamente.
6) Evite sair com bebês, crianças e idosos das 10hrs às 16hrs, é entre esse horário que o tempo fica mais quente e seco.
7) Pratique atividades físicas antes das 10hrs e depois das 17hrs, quando o ar está mais úmido.
8) Apesar de muito refrescante EVITE ficar por tempo prolongado em ambientes com ar-condicionado, pois ele deixa o tempo mais ressecado e quando não higienizados no tempo correto acelera a proliferação de fungos e ácaros.
9) Troque os forros de cama e travesseiro toda a semana, retirar tapetes e objetos que acumulem pó como: livros, revistas, caixas, ursos de pelúcia e brinquedos.
10) E se mesmo com todas essas dicas você continuar sofrendo com o tempo seco, procure atendimento médico. Afinal nesse período do ano o movimento em hospitais aumentam em 30% por esses motivos. Sendo assim a inalação é uma das melhores alternativas. Fique atento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário