segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Doenças Reumáticas: Artrite Rematóide

A doença Reumática de destaque essa semana é a Artrite Reumatóide, que afeta 1% da população mundial.
É considerada uma doença inflamatória crônica, autoimune de causa desconhecida, que pode levar deformidades e até destruição das articulações por erosão do ossos e da cartilagens. A patologia apresenta períodos agudos e crônicos, com variação de remissão e exacerbação. Apesar de todo avanço nos estudos e na medicina ainda não se comprovou uma cura para a Artrite Reumatóide, e devido a progressão da doença o paciente passa a ter dificuldades em realizar suas atividades de vida diária (AVD's), com impactos na área profissional e pessoal. Ao paciente resta ter uma vida cheia de cuidados para melhorar sua qualidade de vida e independência. 
  



A Artrite Reumatóide é mais comuns em mulheres, podendo acontecer em qualquer idade, com pico maior entre os 30 e 55 anos. Sua causa é desconhecida, porém estudos sugerem que esteja ligado a uma possível alteração do sistema imunológico. Acomete  principalmente pequenas articulações como mãos e pés, entretanto grandes articulações também estão dispostas a doença, com sintomas como:

  • Rigidez matinal com duração maior de 30 minutos, que vai melhorando com o passar do dia e a movimentação
  • Fadiga e perda de peso
  • Dor e limitação dos movimentos (as articulações também podem ficar quentes)
  • Edema e hipotrofismo
  • Além de apresentar nódulos subcutâneos, que podem ou não apresentar dor na palpação



Quais são as articulações mais acometidas?
Mãos e dedos, punhos, cotovelos, ombros, quadris, joelhos, tornozelos e pés.


Diferença entre ossos normais x ossos artríticos


Como classificar?
- Grau 1: não há alterações radiográficas, somente sinovite.
- Grau 2: há perda de espaço articular, sem alterações da arquitetura óssea.
- Grau 3: há grave perda de espaço articular e da arquitetura óssea, mas sem instabilidade
- Grau 4: há grave perda de espaço articular e da arquitetura óssea, com instabilidade da articulação.


Como diagnosticar?
As característica clínicas e radiológicas variam grandemente de paciente para paciente e dependendo do estágio em que cada um se encontra, apesar de todos os sintomas claros. A sinovite precoce produz inchaço e sensibilidade dolorosa das articulações afetadas, e caracteristicamente uma artrite simétrica afeta tanto do lado direito como do lado esquerdo. Inicialmente a radiografia só apresentará o inchaço dos tecidos moles e osteoporose periarticular. E somente em estágios mais avançados é que se apresentam as erosões. Se necessário ainda podem ser requeridos exames complementares. O diagnóstico ainda depende de uma série de sintomas, sinais e achados clínicos, precisando ter de 1 a  4 de todos os sintomas relatados anteriormente e apresentar queixa dos mesmos por um período igual ou superior de 6 semanas. Sendo assim, o diagnóstico precoce é fundamental, para que se possa dar início ao tratamento para controle e prevenção de complicações da doença.

Radiografia de um paciente com Artrite Reumatóide

Qual tratamento da Atrite Reumatóide?
A base do tratamento é o suporte medicamentoso, porém pacientes com Artrite Reumatóide precisam de uma equipe multidisciplinar para reabilitar (Fisioterapeuta), adaptações ergonômicas ou funcionais (Terapeuta Ocupacional) e correções cirúrgicas de deformidades (Médicos Ortopedistas).
No entanto a parte principal do tratamento é controlar a inflamação crônica. Para isso existem medicamentos de grande valor para auxílio do paciente, como os chamados "medicamentos sintomáticos" que são aqueles que tiram rapidamente os sintomas causados pela doença, sem no entanto controlar sua progressão. Ainda na classe dos medicamentos os Analgésicos, os Antiinflamatórios hormonais e não hormonais e a Cortisona, todos esses são receitados pelo médico e apresentam efeitos colaterais, por isso só tome com orientação!

Reabilitação

Tratamento Fisioterapêutico e Multidisciplinar:
As condutas propostas por diferentes profissionais de saúde são de extrema importância para o paciente, com medidas gerais de descanso adequado, indicados pelo Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional. Todo paciente com Artrite Reumatóide deve ser orientado a alternar períodos de descanso (com a finalidade de reduzir a inflamação causado pelo estresse mecânico) e períodos de atividade conjunta (para manter a mobilidade articular e força muscular).
Os principais objetivos da Fisioterapia nesse caso é:
  • Promover analgesia, tentando maximizar a qualidade de vida destes pacientes
  • Prevenir a perda de função da articulação afetada
  • Aumentar a amplitude de movimento da articulação ou chegar próximo da normal, bem como fortalecer os músculos de maneira global.
  • Diminuir o edema e complicações

Analgesia associado ao fortalecimento muscular - Fisioterapia



Fontes:
*SATO, E. Reumatologia. UNIFESP – EPM. 2ª ed. São Paulo: Manole, 2009.
*CARVALHO, M. A. P. Reumatologia: diagnóstico e tratamento. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
*WIBELINGER, L. M. Fisioterapia em Reumatologia. Rio de Janeiro: Revinter, 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário